Saiu na Globo Rural: Brasil está em estado de emergência para extinção dos jumentos, alertam cientistas

Segundo o grupo, o principal responsável pelos abates é um elixir rejuvenescedor produzido a partir da pele do animal
*Foto cedida pela Frente Nacional de Defesa dos Jumentos.
O Brasil está assistindo, em tempo real, ao processo de extinção de um dos animais mais simbólicos de sua história rural, os jumentos. Este é o alerta de um grupo de 12 cientistas brasileiros e internacionais em uma carta que será enviada ao governo brasileiro ainda este mês pedindo a suspensão imediata do abate da espécie no país.
A reinvindicação não é nova. Os dados preocupam a comunidade há mais de uma década, desde quando a população de jumentos passou a sofrer uma queda expressiva. Desde 1999, estima-se que a espécie diminuiu em 94%, passando de 1,37 milhão para apenas 78 mil indivíduos. A situação foi classificada pelo grupo como uma “emergência iminente e irreversível”.
A mobilização nasceu durante o III Workshop Internacional Jumentos do Brasil: Futuro Sustentável, em junho, em Maceió. Desde então, os especialistas se reuniram para construir um documento com dez razões que justificam o fim do abate, publicado em agosto.
O documento será enviado ao Ministério Público Federal, Ministério da Casa Civil, Secretaria Geral da Presidência, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Ministério do Meio Ambiente ainda este mês. Também receberão o documento o Ministério Público da Bahia e demais estados do Nordeste.